Dia do empresário contábil é celebrado nesta quarta-feira

Dia do empresário contábil é celebrado nesta quarta-feira

12/01/2022



Nesta quarta-feira, 12 de janeiro, é celebrado o dia do empresário contábil. A data foi criada por meio de um projeto de lei de autoria do deputado federal Arnaldo Faria de Sá.

A Lei nº 12.387, instituída em março de 2011, tem o objetivo de reconhecer e homenagear a importância dos profissionais.

O empresário contábil estabelece metas e faz uma análise de todo o desempenho da equipe para otimizar resultados. Geralmente, utiliza indicadores como a margem de contribuição por cliente e resultados por centro de custos das departamentos. Ou seja, ele propõe desafios à equipe e assim planeja o crescimento do negócio.

Além disso, o profissional precisa ter habilidades técnicas e acompanhar todas as atualizações do mercado, incluindo assim, uma busca constante por qualificação profissional, seja através de experiências do dia a dia ou de um curso de contabilidade.

Importância dos contadores

De forma geral, empresários e analistas contábeis trabalham em conjunto para gerenciar as obrigações fiscais, contábeis e trabalhistas de uma organização. Assim, o gestor pode ter total transparência em suas ações, garantindo a saúde contínua do negócio.

Segundo informações do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), existem atualmente mais de 80 mil organizações contábeis, que atendem mais de 98% das empresas do país.

Além do dia do empresário contábil, existem outras datas comemorativas para os profissionais dessa área, como o dia 25 de abril, conhecido como o Dia do Contabilista, e o dia 22 de setembro, que é o Dia do Contador.

 

Fonte: Contábeis